O eduroam (education roaming) é uma rede sem fio de abrangência internacional, presente em diversos países dos continentes Americanos, Europeu, Africano e Asiático, ao todo são mais de 106 (cento e seis) países que fazem parte dessa rede, no Brasil esse serviço é operado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Esse serviço tem o intuito de permitir a nevegação na Internet por meio de Wi-Fi Hotspot (ponto de acesso liberado para uso público) para pesquisadores e demais membros da comunidade acadêmica quando estiverem fora de suas unidades, onde o acesso se dará em instituições parceiras integradas ao eduroam, no país além das Institutições Federais de Ensino Superior (IFEs) outros parceiros disponibilizam o acesso sem custos e de forma segura, incluindo pontos de ônibus e metrô, aeroportos, shoppings, arenas esportivas, parques, restaurantes e cafeterias.
Existem 2 (duas) formas de se conectar na rede sem fio eduroam, através de configuração manual no dispositivo ou utilizando o assistente de configuração eduroam Configuration Assistant Tool (CAT). No IFAC vamos adotar a eduroam CAT para configurar a rede sem fio eduroam em seu dispositovo, visto que é a forma recomendada pela RNP.
Após conectar pela primeira vez seus dispositivos móveis (smartphone, tablet e/ou notebook) na eduroam as próximas conexões serão feitas de forma automática, sendo necessário apenas estar próximo de um ponto de acesso de instituições parceiras eduroam.
https://ajuda.rnp.br/eduroam/manual-do-usuario/conexao-com-assistente-de-configuracao-recomendado
Smartphone/ Tablet - sistemas Android ou IOS
Os servidores e discentes do Ifac deverão utilizar o mesmo usuário e senha do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), quanto ao campo usuário o mesmo deverá conter o prefixo matrícula e o sufixo @ifac.edu.br, exemplo: 0000000@ifac.edu.br.
Importante! Para quem autentica no SUAP apenas com o Govbr, será necessário fazer um primeiro acesso com o usuário local por meio do link de redefinição de senha do referido sistema.